Após 8 anos de atuação, saída de Dr. Fernando provoca onda de reclamações e saudade entre pacientes.

A saída do médico clínico geral Dr. Fernando Gonçalves Brasil Filho da Unidade de Saúde Ilton Lopes Leal, no bairro Jardim, em Ibirataia, continua repercutindo entre os moradores e tem gerado uma série de reclamações por parte da população atendida pelo posto. Considerado por muitos pacientes como um dos profissionais mais queridos e respeitados que já atuaram na unidade, o médico deixou uma marca de confiança e proximidade construída ao longo de quase uma década de serviços prestados à comunidade.
Durante aproximadamente oito anos, Dr. Fernando tornou-se uma referência para moradores dos bairros Centro, AABB, Jardim, Massaranduba atendidas pela unidade. Conhecido pelo atendimento humanizado, pela atenção aos pacientes e pelo acompanhamento constante dos tratamentos, ele conquistou a confiança de centenas de famílias que dependem da rede pública de saúde.
Segundo relatos recebidos pela redação, antes da chegada do médico existia uma grande desconfiança da população em relação à continuidade dos atendimentos na unidade. A frequente troca de profissionais e a dificuldade de acompanhamento médico geravam insatisfação entre os usuários. Com a chegada de Dr. Fernando, no entanto, esse cenário teria mudado significativamente.
LEIA OUTRAS MATÉRIAS:
- Contratos do São João de Ibirataia são alvo do MP
- Ibirataia promove capacitação em Oncologia e reforça combate ao câncer
- Saúde e prevenção marcam ação do PSE na Escola Mauro Barreira de Alencar, em Algodão
Moradores afirmam que a qualidade do atendimento oferecido pelo profissional fez com que a unidade registrasse um aumento expressivo na procura por consultas. Muitos pacientes destacam que encontravam no médico não apenas conhecimento técnico, mas também atenção, acolhimento e respeito.
Desde sua saída, as reclamações voltaram a crescer. Usuários relatam dificuldades para manter o acompanhamento médico e apontam uma constante rotatividade de profissionais na unidade. Segundo os relatos, alguns médicos permanecem apenas um ou dois dias por semana, situação que tem provocado insegurança e descontentamento entre os pacientes.
A insatisfação é tão grande que muitos moradores afirmam estar buscando atendimento particular para continuar sendo acompanhados por Dr. Fernando, que atualmente atende na Clínica São Roque, em Ipiaú.
“Ele conhece nosso histórico, acompanha nossa família há anos e sempre nos tratou com respeito. Hoje preferimos pagar uma consulta do que perder esse acompanhamento”, relatou uma paciente à reportagem. (A.R.A)
Outra moradora reforçou a dificuldade enfrentada desde a saída do médico. “A gente chega no posto e nunca sabe qual médico vai atender. Com Dr. Fernando era diferente, tinha continuidade, a gente se sentia segura”, disse. (M.B.P)
Um terceiro relato aponta a insatisfação com a mudança constante de profissionais. “Toda semana é um médico novo. Fica difícil confiar e continuar um tratamento assim. A gente sente muita falta dele”, afirmou um paciente. (M.D.R)
Para outra usuária da unidade, a diferença no atendimento é perceptível. “Ele não tratava só a doença, tratava a gente com atenção. Hoje isso faz muita falta”, relatou. (S.L.S)

Nas últimas semanas, a redação recebeu diversas mensagens de moradores demonstrando preocupação com a situação da Unidade de Saúde Ilton Lopes Leal. As queixas apontam principalmente para a falta de estabilidade no quadro médico e para a dificuldade de manter um acompanhamento contínuo dos pacientes.
Para muitos moradores, a saída de Dr. Fernando Gonçalves Brasil Filho não representou apenas a substituição de um profissional, mas a perda de um médico que conseguiu construir uma relação de confiança rara entre a população e o sistema público de saúde.
A reportagem mantém espaço aberto para que a Secretaria Municipal de Saúde se manifeste sobre as reclamações apresentadas pelos usuários da unidade e informe quais medidas estão sendo adotadas para garantir a continuidade e a qualidade do atendimento à população.